“O homem é um animal político”
Aristóteles
Por ser impossível vivermos isolados das outras pessoas, é da natureza humana estabelecer relações e alianças para garantir a nossa sobrevivência em grupo. Por isso há política em todos os lugares que convivemos, dentro de uma família, no trabalho., no bairro,na escola, universidade, etc.Num relacionamento amoroso por exemplo, exercitamos muito a política quando ao fazer uma aliança com a pessoa que amamos temos que negociar com ela constantemente a respeito de muitos assuntos.
Após descobrir o fogo, inventar a roda e dominar o mundo selvagem, o homem cria sociedades conhecidas como cidades. Dentro desse espaço urbano é que surge a política de governo, o domínio do homem sobre o próprio homem.A organização de cidades e depois de nações, tornou necessária a criação de um Estado para a manutenção da ordem pública, defesa do território nacional e o bem social da população.
Na sociedade moderna o aparelho administrativo do estado democrático em sua estrutura de poder é composto pelos políticos que são representantes escolhidos por eleitores de uma cidade, estado ou país, para governar-los e criar leis para o bem-estar dessas comunidades.
O livro mais famoso a respeito de política é “O príncipe” de Maquiavel. Essa obra pretende ser uma espécie de manual da arte da política e do poder.Em seu capitulo 17, Maquiavel defende que é melhor um príncipe ser temido do que amado, mostrando que as amizades feitas quando se está bem, nada dura quando se faz necessário, sendo que o temor de uma punição faz os homens pensarem duas vezes antes de trair seus líderes. Diz também que a morte de um bandido apenas faz mal a ele mesmo, enquanto a sua prisão ou o seu perdão faz mal a toda a comunidade. O líder deve ser cruel quanto as penas com as pessoas, mas nunca no caráter material "as pessoas esquecem mais facilmente a morte do pai, do que a perda da herança".
Muitas pessoas, na vida, no trabalho e na política utilizam essas técnicas maquiavélicas, por aí dá para se der uma idéia do tamanho que é o impacto da política sobre a nossa vida, no mundo atual tudo que parece distante da nossa vida, é apenas uma ilusão de ótica, na verdade a política está dentro de nós o tempo todo.Você pode acreditar que as instituições políticas têm a função primordial de permitir à classe dominante manter seu domínio ou que é possível através de nossas ideologias quebrar esse ciclo e dar oportunidade a todos segmentos da sociedade de governar. Você pode acreditar que a liberdade individual é inviolável embora todos nos sejamos submissos às leis promulgadas. Tudo é interpretação e a interpretação é história, cultura, vida, e portanto complexidade.
A nossa democracia não é uma democracia direta, elegemos representantes nossos, é a chamada democracia representativa. A nossa opinião só é consultada uma vez a cada quatro anos. E após serem eleitos, os políticos tradicionais podem agir praticamente como bem entenderem, até a próxima eleição.Por isso é tão importante ser animais políticos, balançando o rabo quando estamos satisfeitos ou rosnando quando estão nos desrespeitando!
André... cheguei aqui !!!!
ResponderExcluirEstou grata e contente pelo generoso convite e, ávida pelos textos sobre política - que a tudo e todos permeia.
MAQUIVAEL "... As pessoas esquecem mais facilmente a morte do pai, do que a perda da herança." Todos os homens, poíticos de Estado, devem ler Maquiavel. Imperdível, necessário, fundamental.
ANDRÉ "... importante ser animais políticos, balançando o rabo quando estamos satisfeitos ou rosnando quando estão nos desrespeitando."
Abraços de "vamos continuar nos comunicando..."
Boa sorte querido.