quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Meu partido é um coração partido


Igualdade absoluta é impossível, mas uma sociedade mais justa é totalmente viável e deveria ser o sonho de todo brasileiro. O Brasil, que é a oitava economia do mundo, ocupa atualmente o 73° lugar no IDH do planeta, índice que demonstra o grau de desenvolvimento humano de uma nação, mas que também indica o nível de desigualdade social.
Hoje em dia, basta um pouco de atenção e olhar crítico, que se enxerga claramente uma ética conservadora e desigualitária em nosso país, ainda dominado por relações sociais de profundo preconceito. Eu sei que o mundo nunca será modificado somente por idéias e sentimentos generosos, porque é da natureza humana competir e segregar. Mas a sociedade moderna é hipócrita quando vende a idéia de ser bastante variada e receptiva, quando na verdade só está interessada em manter seus padrões aceitáveis e que eles sejam repetidos e mantidos incólumes.
A educação desse país começou com os jesuítas que com suas missões vieram cristianizar e catequizar os índios. A maior cidade hoje do Brasil, nasceu a partir do pátio de um colégio. Mas nosso país trata a educação ainda como algo secundário e não como uma prioridade de vida ou morte. Para sobrevivermos enquanto nação justa, só a educação do nosso povo pode nos salvar. Mas parece não haver interesse.O fato é que aos trancos e barrancos, mesmo se educando em universidades de qualidade duvidosa ou em escolas precárias nosso povo está se formando.E isso terá conseqüências a longo prazo para os políticos mal intencionados.O povo está cada vez mais difícil de se enganar ou de se vender.
Eu não me iludo com nenhum político, aliás, o termo “político” deveria mesmo ser banido de tão sujo que ficou, deveríamos é usar gestor publico, como uma maneira de profissionalizar ou de dar uma nova chance a ética nesse país.Um político só está interessado em alianças, já um gestor publico se preocupa com a administração e com a melhor eficiência dos processos.O conhecimento está mudando o perfil do brasileiro, lentamente estamos nos tornando um povo mais culto, mais consciente, mais cidadão, não vai demorar muito para que Brasil não seja mais sinônimo de bagunça e de péssima organização.
Os problemas vão sempre existir, perfeição é impossível, porque a vida, um país e um povo é uma incansável e eterna construção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário