sábado, 12 de março de 2016

Ato falho de Dilma, “Foi sem querer, querendo”

“Ato falho” foi muito estudado por Freud que o classificava como uma manifestação do inconsciente de quem o cometia. Em português utilizamos essa expressão “ato falho” para se referir a alguém que supostamente comete erros na linguagem (escrita, fala, leitura), erros de memória (esquecimentos) e erros no comportamento (tropeçar, cair, quebrar, etc). Em inglês, estes erros ficaram conhecidos como Freudian Slips.
A (ainda) presidente Dilma, nessa sexta-feira (11/03/2016), convocou a imprensa para dizer que não vai renunciar. Porém quando foi pronunciar a frase acabou gaguejando e expondo algo que certamente está passando pela cabeça dela. Ela disse gaguejando: “...pela minha trajetória pessoal, pela minha honradez e pelo respeito que eu tenho pelo povo , eu me renunciou, eu re re re ...... me resigno". E para completar ainda disse que: “ não tenho cara de quem vai renunciar” - com um semblante carregado e claramente abatido.
Esse ato falho é um erro, mas se formos investigar a fundo a causa desse erro, veremos que seria como se “uma parte” dela quisesse o que diz que não quer.

Presidente Dilma, o ato falho é um erro, mas também um acerto (do ponto de vista do desejo inconsciente). Seja honesta consigo mesma, ouça seu inconsciente, e de forma digna, renuncie ao seu mandato!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário