sábado, 9 de outubro de 2010

Os reacionários estão de volta


Segundo a definição lexical da palavra “Reacionário” é o que se diz do individuo , movimento ou manifestação, que se opõe a quaisquer inovações no campo das atividades humanas.Da mesma forma que a palavra “conservador” é usada como adjetivo ou substantivo masculino para definir aquele que conserva ou quem se opõe a inovações ou reformas.
Dentro desse pensamento e dessa atitude reacionária encontram-se as igrejas de todas as denominações e grande parte da sociedade brasileira, fatia que, aliás, é representada quase que em sua totalidade pela elite econômica do país. Os reacionários são aqueles que defendem ou se colocam como guardiões do que se chama de vulgarmente de “valores tradicionais da família brasileira”. Toda sociedade é avessa ou teme mudanças porque pode mexer e comprometer posições já estabelecidas de poder. Por isso a elite sempre é avessa a mudanças e reage diante disso temendo pelo seu patrimônio. A igreja segue o mesmo padrão de reação, porque reformas progressistas podem ferir seus dogmas de fé.
Eu não me coloco ao lado dos reacionários, apesar de ter valores religiosos na minha conduta, como de ser contra o aborto por exemplo, porque não sou avesso a mudanças e acredito que muitas delas possam melhorar o país.Não estou contente com a distribuição de renda promovida pela elite que dirigiu o Brasil por mais de 500 anos.Apesar de ter educação e boas oportunidades na vida, eu me compadeço pelas pessoas menos favorecidas seja no meu estado e em todos os lugares do Brasil e do mundo.O estado onde nasci e moro, São Paulo, é um estado muito reacionário por ser um estado rico e repleto de desigualdes sociais e quem tem status e dinheiro não quer que as coisas mudem.Existe uma luta de classes aqui, mas ela é disfarçada.Toda vez que a os conservadores se sentem ameaçados recorrem aos ideais reacionários. Vale lembrar que foi graças a uma marcha de setores conservadores em São Paulo que ajudou a instalação ditadura militar no Brasil.
Todo esse espetáculo em torno de um tema tão sério como o aborto serve apenas para ativar esse pensamento reacionário da sociedade brasileira, carregado de preconceitos e oportunismos sem de verdade debater a questão. A única coisa positiva de tudo isso é que o relacionamento entre nós eleitores que temos idéias divergentes, nos tratemos não como adversários ou inimigos, mas saibamos discutir temas importantes para o nosso país cooperando para que ele melhore sempre. A consciência de nosso voto está intimamente ligada às informações verdadeiras que recebemos. Não esquecer que a mídia não é imparcial e por isso devemos impedir que ela manipule aquilo que é o maior instrumento da nossa liberdade: o pensamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário