terça-feira, 12 de outubro de 2010

O debatedor

Bate-boca é uma altercação geralmente acompanhada de acusações, ridicularizações e deturpações do real sentido do assunto que estava sendo discutido. O objetivo dos contendores nesse caso é impor sua opinião através da ironia, do deboche e do prazer egoísta de ter razão, um desdobramento de um prazer básico da natureza humana chamada competição.
Já o debate é uma discussão amigável entre duas ou mais pessoas que queiram apenas colocar suas idéias em questão ou discordar das demais, sempre tentando prevalecer a sua própria opinião ou sendo convencido pelas opiniões opostas.A vida em sociedade torna necessária a convivência pacifica entre nós cidadãos que temos opiniões diversas. As divergências entre as pessoas são coisas comuns e seguem a lógica de um antigo ditado popular: cada cabeça uma sentença.De forma que jamais haverá consenso sobre um assunto porque cada um de nós com sua carga cultural e convicções formam um julgamento subjetivo sobre qualquer questão que seja polêmica. A opção pelo debate ao bate-boca é sempre a mais valiosa para qualquer discussão e sobre qualquer assunto.Se alguma conclusão nascer certamente será após um honroso debate sem ataques pessoais.
Arthur Schopenhauer escreveu “A Arte da Controvérsia” onde prova que se pode vencer um debate “quer se esteja certo ou errado, por meios lícitos ou ilícitos”.Um exemplo é usando significados diferentes das palavras do seu oponente para refutar a argumentação dele. Exemplo: a pessoa A diz: “Você não entende os mistérios da filosofia de Kant”. A pessoa B replica: “Ah, se é de mistérios que estamos falando, não tenho como participar dessa conversa”.Pinça-se um tópico do assunto para em seguida distorcê-lo.Numa discussão qualquer argumento pode ser refutado até que numa possível réplica possa ser reforçado ou defendido.
Tenho paixão por política e também por debates, porém tenho em minha conduta tolerância a opiniões contrárias as minhas e procuro provar meu ponto de vista com polidez, conhecimento e respeito ao meu divergente.Quando alguém assume uma atitude de sistemática crítica, usando qualquer palavra desqualificante, a discussão fica muito mais parecida com um bate-boca do que com um debate.
Aquele que quer medir forças e não confrontar idéias não merece ter na mão um teclado, caneta ou microfone, mas um bastão.
Ao contrário do que dizem, acho totalmente possível se discutir política e religião, porém depende com quem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário