terça-feira, 21 de setembro de 2010

A gente não tem cara de panaca

É!
A gente não tem cara de panaca
A gente não tem jeito de babaca
A gente não está
Com a bunda exposta na janela
Prá passar a mão nela...
(Gozanguinha)

O poder sempre esteve baseado no controle, na mordaça e na alienação. As pessoas são tratadas como massa, como se nossa opinião fosse facilmente manipulada. Acontece que o atual cenário que vivemos favorece a autonomia do pensamento, a organização de correntes que lutam contra o que não consideramos o melhor para nós. A ética nunca foi um valor tão importante em nossa vida como está sendo agora.
É notável, mesmo para os mais distraídos, que no nosso país temos instituições fortes. E nós somos parte dela, através do que é chamado de opinião púbica, dessa força invisível que é capaz de mudar o que parece ser sólido e impossível de ser mudado. Nenhuma unanimidade é boa, sempre será preciso pluralidade e debate para que a democracia nesse país avance.
Infelizmente o Brasil era tão miserável e tão desigual que bastou que migalhas de pão fossem dadas ao povo para que ele se satisfizesse. O país merece mais do que isso, merece mudanças mais profundas, merece mais ética e menos demagogia.
A mudança que está ocorrendo na nossa mente e no nosso comportamento logo chegará ao poder, ainda somos minoria, nós que procuramos pautar o voto e nossas decisões refletindo e analisando o contexto político e atuação dos mandatários que escolhemos. Mais um dia seremos maioria.Os governos já sentem a nossa pressão em seus ombros e ela será cada vez mais crescente.Até um dia que a nossa participação e a nossa opinião seja respeitada e sejam as únicas guias dos nossos representantes.
Política não é só uma troca de favores, um meio de se conseguir vantagens, um instrumento para defesa apenas dos próprios interesses, política é o que mais importante existe na vida em sociedade.
Pense nisso quando for votar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário