sábado, 4 de setembro de 2010

Vossas excelências!

O Brasil possui em sua câmara de deputados 513 congressistas eleitos pelo nosso voto direto e que exercem seus cargos por quatro anos. O número de cadeiras por estado é distribuído conforme o número de habitantes por Estado, de acordo com a medição oficial feita pelo IBGE, através do Censo. Entretanto, essa proporcionalidade é limitada a um mínimo de oito deputados e a um máximo de setenta deputados por estado.Assim o maior estado da nação, São Paulo, com cerca de 41 milhões de habitantes elege uma bancada de 70 deputados federais.Minas Gerais com cerca de 19,8 milhões de habitantes elege 53 deputados federais, Rio de Janeiro com 15,8 milhões elege 46, Bahia com 14,5 milhões elege 39 e Rio Grande do sul com 10,8 milhões elege  31 Deputados Federais.Essas as bancadas de Deputados Federais dos cinco maiores estados brasileiros.
A eleição dos Deputados Estaduais ocorre sempre no mesmo pleito que o dos Federais e exercem suas legislaturas nas Assembléias Estaduais também por quatro anos.Segundo o Art. 27 da Constituição Federal São Paulo por ser o estado mais populoso tem o limite de Deputados Estaduais que são 94. Minas Gerais tem 79, Rio de Janeiro 68, Bahia 64 e Rio Grande do Sul tem 54.
O senado Federal Brasileiro possui 81 senadores, eleitos para mandatos de oito anos, sendo que são renovados em uma eleição um terço e na eleição subseqüente dois terços das cadeiras. As eleições para senador são feitas junto com as eleições para presidente da república, governador de estado, deputados federal e estadual. Cada estado elege 3 senadores  da Republica de forma que todas as 27 unidades da Federação (26 estados e o Distrito Federal) possuem a mesma representatividade.
É possível consultar toda a trajetória política, os financiamentos de campanha, bens declarados de mais de 2,4 mil parlamentares no site:
O custo dos nossos parlamentares é alto e temos que intensificar a cobrança em cima deles pelos serviços prestados. Temos que nos mobilizar pelo aperfeiçoamento da democracia, pela aprovação da reforma política que torna possível a eleição distrital e eliminação de distorções como o Quociente eleitoral.
Já conseguimos o Ficha Limpa e vamos conseguir muito mais! Acredite, estamos de olho!

Nenhum comentário:

Postar um comentário