sexta-feira, 3 de setembro de 2010

O que é voto de protesto?

A insatisfação com a conduta e falta de ética dos políticos no país acabou gerando um voto chamado “voto de protesto”. Talvez para expressar desagrado e até mesmo ironizar esses tristes fatos com o bom humor que é característico do brasileiro.Não é de hoje que esquemas de corrupção, escândalos e favorecimentos são descobertos expondo a imoralidade dos nossos governantes e legisladores.
O voto de protesto é aquele voto que eleitores insatisfeitos usam como arma do seu descontentamento e muitos decidem assim anular o voto ou votar em candidatados considerados excêntricos ou de algum modo folclóricos, como forma de manifestar sua indignação com o sistema eleitoral vigente, ou com as opções de candidatos apresentadas pelos partidos. Foi assim quando o rinoceronte Cacareco (em São Paulo) e o macaco Tião (no Rio de Janeiro), tiveram expressivas votações.Seus votos foram considerados nulos, mas essa foi a primeira prova da desmoralização da organização política do país.
Em 2002 o candidato Enéas Carneiro, que recebeu um milhão e seiscentos mil votos, sendo o deputado federal mais votado no Estado de São Paulo, foi identificado como símbolo do voto de protesto daquela eleição. As pessoas não votaram nele por sua plataforma política, mas por causa da sua maneira engraçada e eficaz de falar rápido em quinze segundos. Piada nacional.
Na eleição seguinte, em 2006, o estilista e apresentador de TV Clodovil, foi eleito deputado também com votação recorde. Clodovil sempre foi um personagem muito explorado no anedotário e por imitações dos mais variados comediantes desse país. Mais uma piada nacional.
Nada contra ninguém, evocando Voltaire:“Não concordo com uma única palavra do que dizeis, mas defenderei até a morte o vosso direito de dizê-la." Mas tudo contra os oportunistas que identificaram no eleitorado brasileiro essa tendência do voto de protesto e querem transformá-la em avacalhação. No sistema eleitoral brasileiro, que adota o quociente eleitoral (QE), os candidatos eleitos nem sempre são os mais votados do pleito,e muitos desses candidatos folclóricos não passam de “puxadores de votos” que podem alçar a vitoria personagens célebres do mensalão, como Valdemar da Costa Neto.
O maior protesto do eleitor brasileiro não é escolher palhaços, ex-bbb´s, mulheres frutas ou qualquer oportunista, o verdadeiro voto de protesto é renovar e melhorar nossos representantes tirando do jogo esses políticos inescrupulosos e metidos a espertalhões como se o povo brasileiro fosse sempre um povo idiota.

E seremos nós que vamos rir da cara deles!

Nenhum comentário:

Postar um comentário