quinta-feira, 4 de novembro de 2010

O Salário Mínimo necessário

O Salário Mínimo necessário é o valor estimado pelo DIEESE(Departamento intersindical de estatística e estudos socioeconômicos) considerando o dispositivo constitucional que prevê as necessidades que o salário mínimo deveria suprir. Amparo legal: Constituição da República Federativa do Brasil, artigo 7º, inciso IV ("salário mínimo fixado em lei, nacionalmente unificado, capaz de atender às suas necessidades vitais básicas e às de sua família, como moradia, alimentação, educação, saúde, lazer, vestuário, higiene, transporte e previdência social, reajustado periodicamente, de modo a preservar o poder aquisitivo,...").
E segundo o DIEESE o valor do salário mínimo necessário brasileiro está em R$ 2.132,09. Segundo essa pesquisa essa seria a ração essencial para uma família de dois adultos e duas crianças, sendo que estas consomem o equivalente a um adulto, para uma vida que “dá para o gasto”. O atual salário mínimo vigente no Brasil está em R$ 510,00. Todos nós sabemos que o nível atual de desenvolvimento é produção torna esse valor surreal, mas ele serve como parâmetro para os trabalhadores e como meta a ser alcançada pelo país como nação. O salário mínimo é o mais baixo valor de salário que os empregadores podem legalmente pagar a seus funcionários pelo tempo e esforço gastos na produção de bens e serviços. Também é o menor valor pelo qual uma pessoa pode vender sua força de trabalho. Existem aqueles que dizem que ele aumenta o nível de vida dos trabalhadores e reduz a pobreza. Os opositores dizem que, se for alto o suficiente para ser eficaz, ele aumenta o desemprego, especialmente entre os trabalhadores com pouca produtividade (devido à inexperiência ou deficiência), prejudicando assim os trabalhadores menos qualificados para o benefício dos mais qualificados. O que é uma grande bobagem.
A existência atual de programas assistenciais garantindo as pessoas uma renda mínima tem tido um impacto considerável no mercado de trabalho, já que as pessoas não trabalham mais por salários muito baixos. Se quiser empregada domestica a patroa vai ter que pagar mais para que passem suas roupas e deixem o chão brilhando, se o condomínio quiser porteiro vai ter que pagar mais pra alguém abrir e fechar os portões. Se a madame quiser jardineiro para deixar sua grama cortadinha, ela que coce o bolso e pague mais, se o bonitão quer a piscina limpa, ele que pague mais para os funcionários deixarem azulzinha a água. Caso contrário, graças aos programas assistenciais, a roupa ficará amassada, o chão sujo, o prédio sem porteiro, a grama vai ficar alta e a piscina cheia de ratos.
Segundo a curva de oferta de trabalho se o salário for suficientemente baixo, o trabalhador prefere não trabalhar. À medida que o salário aumenta o trabalhador prefere trocar seu tempo de folga por tempo de trabalho. O que significa dizer que os empresários são obrigados a pagar mais aos seus funcionários para que as vagas sejam ocupadas. Para eles salário maior = menor lucro. Como em economia tudo está interligado,  uma empresa pode decidir contratar mais funcionários em todos os níveis de salário se houver um aumento do preço do produto fabricado por ela.E o preço do produto só aumenta se tiver gente querendo comprá-lo e as pessoas só vão querer comprá-lo se tiverem dinheiro para isso.Dessa maneira precisam ganhar bem.
O salário mínimo para o trabalhador é tanto uma proteção contra a exploração injusta da sua força de trabalho como a garantia de estabilidade e crescimento econômico, porque canaliza a circulação de dinheiro para a parte da população com a maior probabilidade de gastar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário