terça-feira, 30 de novembro de 2010

Nome aos bois – Tropa de Elite 2

Para quem vive o dia-a-dia da violência no Rio de Janeiro o filme Tropa de Elite 2 é muito mais um documentário do que um filme de ação. Estão lá todos os fatos e personagens que protagonizam a degradação da situação até o que hoje culminou com a ação do estado e do poder público de expulsão e ocupação das favelas do Cruzeiro e do Complexo do Alemão. É bom lembrar que a cidade do Rio de Janeiro tem 6.323.037 habitantes e que são 1.006 favelas. Um bilhão de pessoas no mundo vive em favelas.
Como uma obra de ficção e para evitar possíveis processos os roteiristas do filme e o diretor Padilha, embaralharam um pouco os personagens, porém alguns são visivelmente inspirados na realidade.O deputado Fortunado, líder das milícias, é inspirado claramente em Natalino Guimarães(DEM), que chefiava a milícia Liga da Justiça.Hoje encontra-se preso junto com o irmão, o vereador Jerominho (PMDB) em Bangu 8.
A repórter e o fotógrafo foram inspirados nos profissionais do jornal O Dia, que foram seqüestrados e barbaramente torturados na favela do Batam, no episódio que acabou acendendo o estopim que permitiu a instalação da CPI das Milícias. O deputado estadual Marcelo Freixo (PSOL), o único oficialmente reconhecido como inspirador de um personagem — o deputado Diogo Fraga, militante de direitos humanos, que presidiu a CPI das Milícias, que no mundo real indiciou 226 pessoas. O ex-PM Rodrigo Pimentel, cuja atuação na vida real como oficial do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) inspirou a criação do controvertido personagem Capitão Nascimento. Mathias, vivido pelo ator André Ramiro, é a versão de André Batista, um dos autores do livro Elite da Tropa, que deu origem ao primeiro filme. Ele é Major do BOPE e foi negociador no sequestro do ônibus 174. "Trocava tiro com vagabundo e depois ouvia teorias de Durkheim. Como ele, percebi o preconceito como um retrato da sociedade" – declarou certa vez.
A figura do governador é uma compilação de vários ex-governadores do estado: Benedita da Silva, Rosinha Garotinho, Garotinho e até mesmo Sérgio Cabral o atual governador do estado.
E finalmente Marcelo Itagiba(PSDB) que é na trama representado pelo secretário de segurança do Rio de Janeiro, Guaracy, corrupto ligado as milícias que foram seu reduto eleitoral para sua eleição a Deputado Federal e que hoje está lá no Congresso Nacional em Brasília.
Tem parlamentar nesse país que é muito mas chefe de quadrilha do que deputado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário