quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Mentiras divinas I


  “A mentira há muito perdeu sua honesta função: distorcer a realidade.” Theodor W. Adorn (Filósofo alemão que defendia o conceito de “indústria cultural”, ao afirmar que esta aspirava à integração vertical de seus consumidores, não apenas adaptando seus produtos ao consumo das massas, mas, em larga medida, determinando o próprio consumo.)

O mundo onde vivemos é uma mentira, uma mentira no sentido de que sua estrutura social, sua organização do trabalho nos faz acreditar que a vida obedece a certa lógica. Vivemos num planeta com um oceano de pobreza e marginalização, fruto de uma sociedade que ainda não aprendeu a ser igualitária e a se libertar de seus traços aristocráticos de séculos passados quando uma classe social podia fazer tudo por causa de seu imenso poder econômico. Mas hoje, dentro da atual consciência que temos, do que vale ser muito rico num mundo onde muita gente é muito pobre? Do que vale ser muito poderoso onde ninguém tem poder e a maioria luta para sobreviver?
Como começar a quebrar essa estrutura rígida, imensa e injusta? Criar em si uma consciência de que se está sendo deliberadamente enganado é um bom começo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário