terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

A revolução do Jasmim

A internet que antes era só usada por leitores de piadinhas ou de mensagens em PPS(Power Point) “água com açúcar” agora experimenta uma nova fase, as recentes manifestações por democracia no mundo islâmico foram deflagradas através da internet.As redes sociais e os celulares impulsionaram a revolta popular contra a opressão. A Tunísia derrubou seu ditador Zine Ebidin Ben Ali, depois de 24 anos de poder,a revolução foi chamada de “Revolução do Jasmim” nas redes sociais. O nome escolhido foi o dessa flor branca perfumada porque ela é símbolo da Tunísia, e porque para eles significa a pureza e a doçura de viver na tolerância.
Segundo um clássico provérbio árabe, uma inundação começa com uma gota, há uma agitação no mundo árabe, nações tradicionalmente governadas por tiranos, agora é a vez do Egito cujo povo está disposto a depor o ditador Mubarack no poder a mais de trinta anos. A internet começou a ser um aliado dos egípcios contrários ao regime de Mubarak com as mobilizações de 6 de abril de 2008, quando uma greve geral foi convocada em protesto pela alta do preço dos alimentos e contra a gestão do presidente do Egito.Desde então, se transformou em uma ferramenta fundamental para os opositores a Mubarak, que encontraram nos blogs e nas redes sociais uma plataforma de expressão que não tinham no país.
A internet é uma experiência conjunta e comunitária de criação, independe de censura ou regulação, por isso seu uso e sua expansão estão mudando o mundo, as pessoas estão cada vez mais dispostas a dizer o que pensam e a se informar. Quando o mundo parecia perdido ,eis que surge uma revolução, a revolução do Jasmim é o começo da construção de um jardim da liberdade, um jardim que vai sim mudar esse mundo.

Um comentário:

  1. Partidos, políticos, enfim...
    Em Portugal, esperamos que a seguir à Grécia e à Irlanda, nos toque a miséria. Estamos à beira do precipicio.
    Vivemos miseravelmente. O Governo rouba a todos os mais carenciados, o Primeiro Ministro é um mentiroso e os ministros nada fazem.
    É a desgraça dum País que já deu novos Mundos ao Mundo.
    São Lágrimas de Sangue.

    ResponderExcluir