Aonde estão meus olhos de robô?
(Admirável Chip novo – Pitty)
Estou iniciando uma nova série de textos a respeito do que está oculto não só aos olhos, mas do entendimento das pessoas. Convido a você a me acompanhar e a debater os temas que apresentarei, sinto falta da troca de idéias das pessoas, acredito no debate e na troca de informações, ninguém é dono da verdade, não espero nunca estar sempre certo, mas espero sempre buscar um caminho para soluções e entendimentos.
O tema dessa mensagem é a propaganda que está sendo veiculada pela Coca-Cola que faz parte de uma campanha chamada: Razões para acreditar. Os bons são maioria. Para quem ainda não viu é possível ver nesse link:
http://www.youtube.com/watch?v=yTfBPezID2o . A peça publicitária tem como objetivo óbvio relacionar a marca do refrigerante ao bem estar. Usa o tradicional coro infantil para sensibilizar o espectador e ir apresentando informações que corroboram com sua tese de que os bons são maioria. De fato os bons são maioria, mas isso não significa que devemos esquecer que a minoria dos “maus” é responsável por atrocidades quase infinitas.Ser otimista não significa que devemos ignorar o que de fato acontece no mundo.
Como trilha sonora é usada a canção Whatever do Oásis que tem como letra dizeres como esses: “Eu sou livre para ser tudo que eu quero, tudo que eu escolho e eu cantarei o Blues se quiser, faça o que quiser, diga o que quer”.Uma letra claramente alienada porque ninguém é livre nesse mundo mais, todos nós somos prisioneiros da condição humana de consumir e servir ao consumo.O texto integral da propaganda é o seguinte:
Para cada tanque que fabricam no mundo, fabricam 131 mil ursos de pelúcia.
Para cada bolsa de valores que despenca, há 10 versões de “What a Wonderful World”.Para cada corrupto, há 8 mil doadores de sangue.
Para cada muro que existe, há 200 mil tapetes de bem-vindo.Enquanto um cientista projeta uma nova arma, 1 milhão de mães estão fazendo bolos de chocolate. Há mais vídeos divertidos na internet do que más notícias em todo mundo. Amor tem mais resultados no Google do que medo.Para cada pessimista, há 100 casais buscando um filho.Para cada arma que vendem no mundo, 20 mil pessoas compartilham uma coca-cola.
Para cada bolsa de valores que despenca, há 10 versões de “What a Wonderful World”.Para cada corrupto, há 8 mil doadores de sangue.
Para cada muro que existe, há 200 mil tapetes de bem-vindo.Enquanto um cientista projeta uma nova arma, 1 milhão de mães estão fazendo bolos de chocolate. Há mais vídeos divertidos na internet do que más notícias em todo mundo. Amor tem mais resultados no Google do que medo.Para cada pessimista, há 100 casais buscando um filho.Para cada arma que vendem no mundo, 20 mil pessoas compartilham uma coca-cola.
Essa propaganda a serviço da alienação transforma os problemas do mundo em um jogo de contraposições capcioso, como se comprar bichos de pelúcia destruísse tanques de guerra! Como se a corrupção fosse anulada pelo fato das pessoas doarem sangue. Como se cantar “What a Wonderful word” fosse evitar crises econômicas. Como fazer bolo de chocolate evitasse guerras. Como se dividir uma coca-cola torna-se a vida esse conto de fadas que Disney e Coca-cola sempre quiseram nos iludir que existe. A mensagem deles é clara, não faça nada a respeito do que de ruim está acontecendo no mundo, não se manifeste, não questione, os bons são maioria, beba a sua coca-cola e curta a vida! Tentar se iludir pra fugir da realidade é o que eles querem, mas saber o que se passa só acrescenta as pessoas.O verdadeiro bem estar é ser consciente e não estar alheio.
Sinto lhe informar, mas não são os bons que são a maioria, mas sim os alienados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário