sexta-feira, 20 de maio de 2011

Descendo do muro


Considero a emissão de opinião sobre qualquer assunto um ato de coragem, porque ao assumir um posicionamento diante de um fato você estará entrando em conflito com pessoas que tem opiniões contrárias a sua. E nem todas as pessoas estão preparadas para lidar com a discórdia, a maioria é agressiva, quer ganhar no grito, e por isso muita gente prefere ficar em cima do muro a ter que ouvir impropérios ou para evitar um bate boca com alguém que discorde de sua opinião. As pessoas se abstêm da discussão de temas polêmicos por causa dessa ignorância e do medo da violência dos imbecis. Mas é preciso ter coragem sempre e não se encolher. Uma sociedade só cresce quando discute seus próprios problemas e não quando as pessoas sentem medo de se manifestar ou de se rebelar contra o que é vendido como senso comum por pessoas interessadas que tudo seja sempre do mesmo jeito.
Por isso eu gosto é de descer do muro e ir discutir, debater e fomentar uma boa troca de idéias, mesmo que para isso seja necessário enfrentar aqueles que tenham sua velha opinião formada sobre tudo e que numa discussão usem de subterfúgios para te ridicularizar. A arma contra isso é sempre o conhecimento, o mais amplo possível, equilibrado e ponderado a respeito do assunto que estiver em pauta. Daí quem fica ridículo é quem não sabe defender seu próprio argumento, porque ao ser exposto revela sua face oculta que na maioria das vezes é feia, coberta de preconceito, ódio e estupidez.
Jair Bolsonaro entra nesse contexto, porque ele é necessário para mostrar a sociedade que existe um considerável extrato dela que se identifica com suas idéias , ele está no sexto mandato e foi eleito por 120 mil cariocas.Ao ser exposto, Bolsonaro acha que é uma oportunidade mostrar seu preconceito e ódio contra homossexuais e negros.E isso foi ótimo pro Brasil porque tirou da camuflagem milhões e milhões de pessoas que pensam como ele, que falam por trás mas não tem a coragem de mostrar a cara e que fingem ser tolerantes só para ficar “bem na fita”. E aproveitando o ensejo, descer do muro seria mais ou menos como “sair do armário” que é o termo que se usa para se referir a alguém que tem como opção a bissexualidade ou o homossexualismo e resolve assumir isso perante todos. Falar abertamente sobre esse assunto pra mim é comum, porque não tenho nenhum tipo de insegurança quanto aos meus instintos ou escolhas e opções. Ser heterossexual, como eu sou, porque gosto muito de mulher, não implica que eu não possa aceitar e conviver com opções sexuais diferentes das minhas.Considero todas pessoas iguais e por isso todas tem os mesmos direitos.O que vale é o bom senso de cada um para que não sejam cometidos exageros.
Portanto assumir uma opinião exige sempre coragem e todos nós deveríamos nos imbuir dela para enfrentar os verdadeiros covardes que são aqueles que de forma deliberada querem manipular, ganhar no grito ou se fingirem de espertos para acobertar sua enorme ignorância.

Nenhum comentário:

Postar um comentário