sábado, 7 de maio de 2011

Eu ainda tenho um sonho


No domingo passado quando assisti a Barack Obama fazendo um discurso em que confirmava a morte de Osama Bin Laden eu vi bem diante dos meus olhos morrer um herói, não o terrorista a quem também não gostava por causa de suas atrocidades, mas o presidente, um homem em quem depositei minha confiança, e ainda mais, eu tinha colocado nele os meus mais elevados sonhos em relação a humanidade e a política.Barack Obama foi pra mim até hoje a maior decepção que um homem publico poderia me causar.Chorei como uma criança quando percebi que ele estava mentindo pra mim, quando alguém que se admira muito mente pra você, dói, dói, dói demais.
Um dos meus sonhos de adolescente era ter mensagens tão poderosas que fossem capazes de mudar as pessoas, eu dizia pra mim mesmo: “Ainda que eu atinja uma pessoa só já terá valido a pena”.Eu tinha na porta de meu armário a foto do líder político e espiritual Martin Luther King(por isso nomeei a um dos meus blogs de “Consciência Política e Espiritual” misturando dois assuntos aparentemente tão dispares, mas em se tratando de Martin Luther tem tudo haver) e ele realizou um dos maiores discursos de toda a história da humanidade chamado “I have a dream” eu tenho um sonho em português. Barack Obama chega a ser comparado com Martin porque é conhecido por seus discursos que empolgam, pela sua capacidade nata de falar em publico e convencer as pessoas. Pena ele não passar de um fantoche, de uma farsa.Meus heróis estão todos mortos, mas eu como um Davi, matador de gigantes, não desistirei da luta jamais!
E escolhi algumas frases do discurso de Martin para se misturar ao meu:
Eu tenho um sonho que minhas quatro pequenas crianças vão um dia viver em uma nação onde elas não serão julgadas pela cor da pele, mas pelo conteúdo de seu caráter. Eu ainda tenho um sonho que meus filhos, que ainda não nasceram, quando finalmente pisarem seus pés nessa terra ainda vão poder respirar fundo e encontrar alguém em quem confiar. E que meu senso de justiça e busca pela verdade será a maior herança que deixarei para eles.
Eu tenho um sonho que um dia todo vale será exaltado, e todas as colinas e montanhas virão abaixo, os lugares ásperos serão aplainados e os lugares tortuosos serão endireitados e a glória do Senhor será revelada e toda a carne estará junta.
Eu ainda tenho um sonho de que finalmente nesse mundo material a carne e o espírito habitaram em nossos corpos em harmonia, e aqueles que passaram a vida orando de joelhos e são chamados pelo inimigo de “aqueles de pé para trás” serão recompensados por sua fé. Seus filhos libertados das drogas, seu coração sarado e sua alma pronta para habitar a eternidade.
Esta é nossa esperança. Esta é a fé com que regressarei para o Sul. Com esta fé nós poderemos cortar da montanha do desespero uma pedra de esperança. Com esta fé nós poderemos transformar as discórdias estridentes de nossa nação em uma bela sinfonia de fraternidade. Com esta fé nós poderemos trabalhar juntos, rezar juntos, lutar juntos, para ir encarcerar juntos, defender liberdade juntos, e quem sabe nós seremos um dia livre. Esta é a minha esperança e com esse sonho eu regressarei ao meu estado natural, o de vivo que sabe que um dia vai morrer mas que não teme a própria morte, e com esta fé eu já derrotei doenças,eu já derrotei o mal que queria se apossar de mim, com esta fé eu me tornei um homem que caminha com passos firmes em direção ao seu destino inexorável que é vencer todas as adversidades.Com esta fé eu contagiarei a todos que eu puder para libertá-los do julgo da alienação.

E quando isto acontecer, quando nós permitimos o sino da liberdade soar, quando nós deixarmos ele soar em toda moradia e todo vilarejo, em todo estado e em toda cidade, nós poderemos acelerar aquele dia quando todas as crianças de Deus, homens pretos e homens brancos, judeus e gentios, protestantes e católicos, poderão unir mãos e cantar nas palavras do velho spiritual negro: "Livre afinal, livre afinal.
Deus como eu tenho certeza que nesse exato momento eu atingi alguém com as minhas palavras, como eu agradeço por ter a oportunidade que a força das minhas palavras toquem alguém e de alguma forma lhe dê ânimo, entusiasmo, força , alento, coragem, bravura e lágrimas, que as minhas lagrimas se juntem as dela e que juntos elas forme um rio de águas que correm para o mar de nossa salvação!
“Agradeço ao Deus todo-poderoso, nós somos livres afinal.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário