quinta-feira, 5 de maio de 2011

Máquinas de espionagem


O Facebook é a mais terrível máquina de espionagem já inventada. Você tem a mais ampla base de dados sobre as pessoas, suas relações, seus endereços, tudo nos EUA e acessível à inteligência americana. Facebook, Google, todas essas grandes organizações têm interfaces com a inteligência americana.”
(Julian Assange, autor do WikiLeaks que divulga documentos secretos contendo as atrocidades dos governos ao redor do mundo)

Hoje as empresas, sob o pretexto de averiguar se estão contratando um funcionário que não seja psicopata, que não ofereça risco a imagem da empresa e que é uma pessoa que cultiva valores comuns aos da companhia, investigam através das redes sociais tudo que esse candidato faz, gosta e com quem ele interage. É uma ferramenta útil e válida para a seleção, porém é complicado imaginar qual interpretação será dada aos nossos “cyber atos” a luz da ética das corporações.Como a minha vida é um livro aberto e que ainda está sendo escrito, eu nada temo.Porém, a nossa privacidade foi para o espaço e ninguém mais confia nas palavras de alguém.
O nosso uso da internet é algo que se tornou um evento social e quase uma representação real de quem somos, porque com o advento das redes sociais onde você cria e mantém um perfil virtual lá estão suas fotos, seus amigos, profissão, local de trabalho, viagens, família, preferências , hábitos de consumo e etc., etc., etc.É um banco de dados gratuito e de fácil acesso as corporações interessadas em investigar a vida de seus funcionários, de empresas interessadas nos hábitos de consumo de seus consumidores , de agências de inteligência interessadas no que seus cidadãos pensam e das namoradas, esposas, maridos, namorados, pretendentes e afins que estão interessados se estão sendo traídos e onde estão pisando com relação aos seus parceiros.
Para o criador do WikiLeaks, as mídias sociais, mas principalmente o Facebook,  por ser o maior, é o banco de dados mais abrangente do mundo sobre as pessoas, seus relacionamentos, seus nomes, endereços, localização, relações pessoais e familiares, "todos acessíveis à Inteligência dos Estados Unidos". Assange afirma que isso não acontece somente com o Facebook,  já que Google, Yahoo e outras grandes organizações americanas têm construído interfaces para o setor de Inteligência americana. O fundador do WikiLeaks diz ainda que, ao adicionar um novo amigo no Facebook, está fazendo "um trabalho gratuito para as agências de Inteligência dos Estados Unidos, construindo um banco de dados eletrônico para eles.O país que sempre vendeu a imagem da liberdade e da prosperidade não passa de uma máquina de guerra e de alienar e controlar seus cidadãos, além de exportar seus valores, vender suas idéias falsas e de também alienar pessoas "overseas".
O certo é que mesmo achando que nossos perfis são criados de acordo com nosso livre-arbítrio e nossa vontade, nos esquecemos que essa exposição se tornou moda e sombra do espírito do nosso tempo, Zeitgeist, onde fazemos as coisas pensando que fazemos porque queremos, mas fazemos porque “eles”  querem, onde nos expomos pensando que seremos melhor conhecidos quando na verdade seremos investigados, objetos de fofoca alheia de pessoas desocupadas, da inveja, da desconfiança e até, pra quem acredita, bruxaria com suas fotos.
Eu sempre costumo falar como meus interlocutores mais próximos que desde o inicio existe um André escritor virtual e um André ser humano real cujo ponto de interseção é o meu dom de escrever onde se mistura tudo.
Por isso não tenho medo, pois sei que estou protegido da curiosidade sem freio e do olhar alheio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário