quinta-feira, 26 de maio de 2011

Belo monte de m...


Espalhados em pequenos grupos por este imenso País, destituídos da pujança do passado, perseguidos e incompreendidos ainda pela grande maioria da população CIVILIZADA os índios não passam de diminutas "ilhas humanas" cercada de inimigos de todos os lados. (irmãos Vilas-Bôas)


Nesse momento os irmãos Vilas-Boas fazem muita falta. Os maiores indigenistas deste país certamente estariam chorando ao lado do cacique Raoni com a confirmação de que a presidente Dilma liberou o inicio das construções de Belo Monte, mesmo após cartas e manifestações desesperadas pela não construção da usina em área indígena, dos verdadeiros donos deste país que merecem ser respeitados porque vivem em harmonia com a natureza. Dilma ignorou 600 mil assinaturas de um abaixo-assinado e acaba de decretar a sentença de morte dos povos Xingus. Darcy Ribeiro também estaria chorando nesse momento, ele que tanto defendeu o índio brasileiro. Mas será que o Sting vai vir ao Brasil para se manifestar? Depois de ter ganhado muito dinheiro com a causa indígena será que ele se juntará a luta? E James Cameron o grande diretor de “Titanic” e “Avatar”, será que voltará ao Brasil pra usar sua influência e ajudar nessa causa? É nessa hora que descobrimos quem realmente se importa.
A questão aqui não é política, mas humana, a questão aqui não é a Dilma, mas a preservação da natureza e dos povos nativos deste país versus o progresso que poderia ser feito de maneira menos agressiva ao meio-ambiente procurando por outras alternativas energéticas.Belo Monte será maior que o Canal do Panamá, inundando pelo menos 400.000 hectares de floresta,
expulsando 40.000 indígenas e populações locais e destruindo o habitat
precioso de inúmeras espécies tudo isto para criar energia que
poderia ser facilmente gerada com maiores investimentos em eficiência
energética. Porque construir um elefante branco no meio da floresta, longe dos centros de consumo? A quem interessa? Nós sabemos a quem interessa e com certeza não é a nós que interesse construir tal empreendimento destruindo nossa riqueza natural.
Não é porque vivemos no “conforto” da cidade que devemos nos esquecer dos povos da floresta, tudo que consumimos depende da natureza e se um dia ela se acabar vamos todos morrer, quem já viu um índio Xingu de perto se arrepia tamanha o simbolismo que eles têm, é como ver a própria natureza, fauna e flora e vida selvagem, toda se movimentando e falando. Não há como não se sensibilizar com a luta deles pela sobrevivência. Existem índios que já foram “domesticados” e hoje vivem como nós vivemos, mas não é deles que estou falando. Estou falando do Índio que sempre esteve por aqui, os verdadeiros donos da terra, diga não a construção de Belo Monte, se manifeste em sua página das redes sociais, escreva e-mails, eduque seus filhos para respeitarem o meio-ambiente, escreva aos políticos, se manifeste de alguma maneira, enfim se envolva numa causa que realmente diz respeito ao país em que você vive, vamos mostrar para eles que nós ainda somos donos do Brasil!

Nenhum comentário:

Postar um comentário